quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Dica de Leitura

A Leitura da vez está sendo o livro Férias!, da autora Marian Keyes, a mesma que escreveu o Melancia, que eu já li há alguns séculos meses e simplesmente adorei a abordagem e a maneira como ela escreve. Daí por ter gostado da escritora, resolvi comprar esse livro sem nem ler a sinopse dele. Foi mais pela autora mesmo e confesso que está sendo uma leitura muito divertida. Esse livro mistura um tema sério, o de uso das drogas, com uma linguagem mais jovem e divertida. Tem partes mais picantes e outras bem divertidas, pra mim, vale a leitura! Vejam abaixo a resenha e, caso queiram, vejam também a outra obra dela clicando aqui.
RESENHA
Lançado no País pela Bertrand Brasil, Férias! promete surpreender os fãs, já arrebatados com o mega-sucesso editorial anterior, Melancia, que ano passado e retrasado ficou nas listas dos mais vendidos nos principais periódicos do mundo.

O novo romance segue a mesma fórmula do primeiro livro, mas revela uma Marian Keyes mais ousadinha e com mais liberdade do que a descompromissada estreante do primeiro livro, ainda não aclamada pelo público e crítica, que sequer sonhava em ser uma celebridade, muito menos em vender suas próximas obras a peso de ouro, por onde são publicadas. A diferença está na responsabilidade de manter o público e o patamar de Melancia, na nova empreitada, e conseqüentemente atrair novos leitores.

Com abordagem leve, Marian se aventura a colocar o dedo na ferida, misturando cenas de puro deleite irônico com a descrição de imagens contundentes, como cenas sugeridas de overdose e o dependente químico que agride fisicamente a esposa e não admite o que faz. Ela também se permite descrever cenas de sexo com uma precisão de detalhes bem mais corajosa do que no primeiro livro.

O enredo poderia ser considerado banal, já que Férias! é praticamente uma continuação de Melancia. Para ter idéia, a personagem principal, Rachel, é irmã da protagonista do primeiro livro, Claire. Os enredos dos romances se assemelham: enquanto Claire tem que voltar para casa por ter sido abandonada pelo marido ainda na maternidade, logo após dar a luz à primeira filha, Rachel retorna para a casa dos pais porque é viciada em drogas.

Ela perde o emprego, é abandonada pelo namorado, pela amiga e é obrigada pelo pai a se internar em uma clínica para dependentes químicos na Irlanda. Pensando que se tratar e tirar férias em um spa, com saunas, academias e banheiras de hidromassagem, Rachel se decepciona a perceber que o lugar não oferece nada do que esperava. Para piorar a situação, ela, disposta a se vingar do ex-namorado – o brega Luke Costello -, se envolve com um dos pacientes da clínica, Chris, que tem um passado duvidoso.

Uma coisa é certa: ela não é escritora de uma só obra, e passou pelo obstáculo que pode acabar com a carreira de muitos escritores da nova geração: superar, em termos de escrita e enredo, o antigo sucesso depois de ter escrito algo genial.

Marian Keyes escreve sobre o cotidiano, o que poderia ser considerado banalidade para os críticos de plantão, mas ela aproveita, deita e rola em seu diferencial: a atitude das personagens. Mais que uma boa leitura, o livro nos proporciona o aprendizado de que as adversidades devem ser enfrentadas com senso de humor e respeito às diferenças de cada um.

Livro: Férias!
Título Original:
Rachel´s Holiday
Autora:
Marian Keyes
118 páginas
Ano:
2004
Tradução:
Heloísa Maria Leal
Editora: Record

Um comentário:

  1. passando pra dar um oi


    http://estilodemulher.blogspot.com/
    http://scrapeartesanato.blogspot.com/

    Me segue?

    ResponderExcluir

Universalizem