terça-feira, 4 de agosto de 2009

Origens da palavra "O.k"

Existem muitas origens dela, vou por algumas, as principais...
Bem interessante o texto
Origem Alemã:
A palavra é muito discutida. Muitos estudiosos acreditam que é uma deformação da expressão All Correct (por "Oll Korrekt"), que quer dizer "tudo está correto", cuja origem provavelmente remonta à expressão Oll klor do baixo alemão.
Origem Indígena norte-americana:
Também se acha que provem de okeh que na língua nativa americana Choctaw significava "sim".
Origem grega:
Igualmente, alguns opinam que O.K. são as iniciais da expressão grega Ola Kala, que significa "tudo está bem".[carece de fontes?]
Origem afro-americana
Outras teorias indicam que OK pode ter uma origem africana e que foi trazida para os EUA pelos escravos provenientes daquele continente, o que deriva da forma de afirmação latina hoc ille ou do occitano oc que significa "sim".
Origem na Guerra Civil estadunidense:
Alguns dizem que pode proceder da Guerra Civil dos Estados Unidos da América, já que, quando não havia nenhuma baixa nos campos de batalha, anotava-se 0 killed (nenhum morto), que na sua forma abreviada corresponde a 0K. Este mesmo sistema supostamente foi usado também durante a Guerra do Vietnã, tornando-se sinónimo de uma coisa boa, afinal não havia vítimas no combate.
Origem no 8º presidente dos Estados Unidos:
Em 1836 Martin Van Buren, o oitavo presidente dos EUA, assinava com o sobrenome de Old Kinderhook que abreviado seria OK.Origem durante a época da escravatura nos EUAOutra teoria afirma que na época da escravatura nos EUA, quando nos campos de algodão do sul, os escravos apresentavam-se com o seu carregamento diante o capataz, este dava-lhes em francês (muitas regiões do sul dos EUA falavam francês na época) o visto favorável com a expressão "Au quai" que significa "ao cais (de carga)", falado pelos não-franceses como Oll Kway.
OK???!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Universalizem