terça-feira, 30 de abril de 2013

Não basta maquiar, tem que estudar!

Tem muita gente que faz um cursinho meia boca por ai, ou só assiste vídeos no You Tube e já se auto intitula MAQUIADOR! Sei que o YT ensina MUUUUITA coisa, e que dá uma noção bem legal para realizar auto maquiagens, mas daí a sair maquiando noivas, por exemplo, já é bem diferente.
Existem ocasiões em que a técnica precisa estar aliada à prática se não, o resultado sai amador e não é o que se espera de um "maquiador".
O universo das maquiagens, assim como a moda, está sempre mudando, então o profissional precisa se atualizar sempre, pesquisar, estudar, sair "catando" tudo que puder sobre o assunto para estar sempre atualizado e bem informado.
Já realizei diversos cursos. Alguns mais formais como o do Instituto Embeleze, que sinceramente, achei fraquíssimo, só serviu mesmo pelo certificado, como já fiz cursos à distância que valeram muito mais a pena! O segredo é estudar, seja lá como for. Curso presencial, livros, revistas, folhetos de jornal, enfim, vale a pesquisa, o interesse e a dedicação.
Tenho vários títulos sobre o assunto e me orgulho de cada livro que tenho, pois cada exemplar me ensinou uma coisinha diferente do que sei hoje.
Então decidi fazer esse post com algumas dicas de livros e revistas que podem ajudar vocês a se aprofundarem mais no assunto, ou só pra quem não é profissional da área, mas gosta de ler, eis alguns dos meus brinquedinhos didáticos:

 Aqui ao lado temos dois livros do curso do Instituto Embelleze, que na minha opinião não são muito atualizados em termos de tendências. Esses livros são dados mediante matrícula no curso de maquiador profissional. Tenho duas versões. A vermelha é a mais antiga e a roxa  a mais recente. Eles vem com um caderno de exercício para você praticar, mas eu nunca os usei!
Logo abaixo, três livretos que são vendidos nos catálogos da Avon. Comprei, na época por 9,90 cada um e até que trazem dicas legais, opções fáceis de fazer e truques e macetes bem fáceis para leigos. Eu tenho as versões: "Maquiagem para festas", "Maquiagem para noite" e "Maquiagem para o dia".
No catálogo deste mês veio um livreto, acredito que nas demais campanhas venham novamente os demais. #torçamos





Deste lado de cá, temos o livro de Técnicas de Maquiagem da Mary Kay, que eu soube que era só para revendedores, mas consegui comprar para mim e para outras amigas. Foi em média R$ 60,00 e você pode ver se consegue comprar através da sua consultora. O livro é simplesmente PERFEITO. Tem umas lâminas transparentes que indicam onde cada produto foi usado para fazer a maquiagem que está na impressão. Eu gostei demais da apresentação. Pena que ele não tem umas 1000 páginas. :D
Ao lado dele tem o livro da Jequiti. Fucei o site da marca porque achei a capa do livro explêndida. E não é que o conteúdo dele não deixa nada a desejar. O difícil é achar algum revendedor da Jequiti (pelo menos aqui em Fortaleza), mas ele traz muita informação, explica o círculo de cores, enfim, vale a pena.
Logo embaixo temos o livro Maquiagem, ele é vendido em livrarias convencionais, acredito que paguei uns R$ 60,00 por ele também. Ele tem MUITA informação, a apresentação dele é incrível. Capa dura, conteúdo todo encadernado, de fácil manuseio e vem dica sobre praticamente tudo: noiva, artística, pele madura, make masculina... bem sortido!
E o pequenininho ai é o famoso Guia de bolso da maquiadora Paula Espelho, também vendido em livrarias convencionais, ele custa algo em torno de R$ 13,00. Ideal para folhear enquanto estiver no ônibus, no carro (no sinal fechado pelo amor de Deus)... Ele é bem pequeno, cabe dentro da bolsa, tem muitas diquinhas para uso diário. Achei um livro bem didático, aborda os assuntos de maneira simples, no melhor estilo "curso e grosso", sem ser grosso, sabe? rs #indico


Aqui estão as revistas da MakeUp Professional, fiz a assinatura anual, mas infelizmente a marca só me mandou três exemplares até o momento. O conteúdo é mais para profissionais mesmo, sendo bem técnico, mas é maravilhosamente diagramado. Gostei muito dos temas abordados e é bem elaborado. Apesar de ser revista, acho que vale a pena o investimento. Só queria que a empresa me enviasse os outros exemplares da assinatura. Mas pelo que eu soube, só saíram esses três até o momento!
BRONCA PARA A EMPRESA: OW GENTE, VAMOS ESCREVER NÉ? OS ASSINANTES ESTÃO ESPERANDO AS NOVAS EDIÇÕES OU O MÍNIMO DE SATISFAÇÃO!!!
Mas, para quem se interessar comprar os exemplares que já saíram, é só clicar no nome da loja ali em cima, ou AQUI e fazer o pedido individual, ou aproveitar. Eles estão fazendo promoção comprando os três exemplares juntos por R$ 35,00!















Minhas mais novas aquisições: Style Eyes e Making Faces. Como são livros importados, precisam ser encomendados. Não vendem nas livrarias daqui. Encomendei a minha na Livraria Cultura e não demorou nem uma semana para chegar. Eles dão o prazo de 7 dias úteis. O meu era pra chegar só dia 3 de maio, mas chegou ontem! Isso porque tinham esses exemplares em outra livraria em outro estado. Se não tiver, eles importam, você paga só o valor do livro e ele chega em aproximadamente 2 meses!
Como os recebi ontem, ainda não os li. Ambos são em inglês. Dei uma folheada e já vi que terei muito com o que me divertir esse final de semana. SUPER bem ilustrado, tem várias idéias de make que eu vou reproduzir (ai que vontade de gravar vídeo...mas, cadê a coragem?)
Daí, tem o livro de maquiagem do O Boticário, do famosérrimo Fernando Torquato, que sou mais do que fã... O cara TEM estilo, PONTO! O livro é maravilhoso, tem muita técnica, dicas, ilustrações e o mais legal é que tem ilustrações em 3D e vem o óculos #todasama. Acompanha também um cd, que eu ainda não assisti, mas será a diversão do findi com certeza. Não posso deixar de comentar que ele é simplesmente ENOOOOOORME! Amei demais e tenho muito material para estudar esses dias! O livro do Boticário tava em falta, achei por um milagre e custa R$ 89 dinheiros, mas vale a pena cada centavinho!
Na Livraria Cultura, também, encomendei o Face Foward, mas esse não tinha em nenhuma loja no Brasil, logo terei de esperar 7 semanas (prazo dado pela loja) para receber meu filhote! Torço para chegar antes, já que a encomenda anterior superou as expectativas! #ansiosa
E ai? Indicam algum livro pra mim? Já leram, ou conhecem algum desses que citei? Deixem suas opiniões!
P.S.: Desculpem as fotos escuras, mas tirei do celular e a sala não estava bem iluminada com esse tempo nublado que está aqui em Fortaleza :(

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Universalizem