quarta-feira, 1 de setembro de 2010

TPM - Tô Pra Matar ou Tô Pra Morrer?

Belas leitoras e afortunados leitores (sim, afortunados, pq não precisam enfrentar esse período), escrevo essas mal traçadas linhas (que podre), para falar de um assunto tão batido, mas tão batido, que quero falar dele assim mesmo (rs). TPM! Pelo menos uma vez por mês eu odeio ser mulher, e  olhe que sou uma feminista. Acontece que menstruação é a coisa "natural" mais desagradável que um ser humano pode sentir. Eu explico minha teoria. Pra começar, é um "mal" necessário, é sinal de saúde e fertilidade...ok....mas, se já não bastassem os 4, 5, 6, 7 dias (depende de mulher para mulher) em que você tem o incômodo do cacete a felicidade de saber que está tudo em ordem com seus hormônios e tals, esse período ainda tem precedentes... Pelo menos uma semana antes, já existem sintômas. Seja secreções pelo período da ovulação, seja retenção de líquidos o que faz com que fiquemos enoooormes de gordas, nenhuma roupa cabe, espinhas aparecem, irritações sem causa aparente, choradeira sem causa aparente, mudanças de humor variando entre o mau-humor, a impaciência e a vontade de matar alguém, o reflexo no espelho que de repente fica completamente mudado...afff....uma série de agravantes para um período que já tem tudo pra ser abominável!
Quando as coisas estão ruins, com certeza podem piorar. Alguns médicos receitam remédios para aliviar os sintomar, sim, eu disse ALIVIAR, porque TPM não tem cura. Mas, na boa, esses remédios, pelo menos comigo não funcionam em nada. Fico extremamente sensível e chorona. Choro por qualquer coisa, por mais idiota que seja, fora que, apesar de eu não sentir cólicas (pelo menos isso), fico completamente dormente da cintura pra baixo.
O remédio que eu encontrei para minha salvação é tentar distrair assistindo filminhos, comendo (sim, meu apetite aumenta consideravelmente nesse período), ou simplesmente chorando feito louca, agarrada no pescoço do Moinho (coitado dele e dos ouvidos dele). Maaaaaaaas, seja lá qual for o método que eu encontre, tenho de ficar deitada porque a dormência nas pernas é de lascar!
Para não ficar um post tão pessoal, achei no Winkpédia esta definição, só para embasamento técnico-científico.
A tensão pré-menstrual (conhecida pela sigla TPM) é uma síndrome que atinge as mulheres e que ocorre, em maior ou menor grau, nos dias que antecedem a menstruação. Ela se caracteriza por uma irritabilidade e ansiedade mais acentuadas, bem como manifestações físicas, como por exemplo dor nas mamas, distensão abdominal e cefaléia. Decorre da retenção de sódio e água .O que pode ser confundido com a TPM?
Causas psiquiátricas Depressão, Distimia, Ansiedade Generalizada, Transtorno do Pânico, Transtorno Bipolar. Causas médicas Anemia, Distúrbios autoimune, hipotireoidismo, diabetes, epilepsia, endometriose, síndrome da fadiga crônica, doenças do colágeno. Quais são as causas da TPM? A causa não é conhecida, mas pelas características está relacionada à elevação do estrogênio na fase pré-menstrual ou a queda da progesterona. Contudo, esses dois fatores não são os únicos envolvidos: esses hormônios podem afetar as neurotransmissões e aí então causar os sintomas psiquiátricos. Pode também afectar os receptores fora do Sistema Nervoso Central provocando outros sintomas.
AS FASES DA TPM (adaptação)
* A fase MEIGUINHA

Nesse período a mulher fica carente, meiguinha, grudenta, facinha, facinha...Se isso é bom, depende, porque as vezes isso é potencializado pelo momento.
Ela te abraça do nada, fala com aquela vozinha de criança e com todas as palavras no diminutivo. A fase começa chegar ao fim quando ela diz que está com uma vontade absurda de comer chocolate. (eu não passo por esse mal de amar chocolate) O que se segue, é uma mudança sutil desse comportamento, aparentemente inofensivo, para um temperamento um pouco mais depressivo.
  
* A fase SENSÍVEL
Já nesse momento a mulher chora por qualquer razão.Até a alta no índice do dólar comercial é motivo para um dilúvio de lágrimas. (acho que minha TPM se resume nessa fase aqui!). Neste período: "muita calma nessa hora"! Tudo pode ser usado contra você no tribunal. É frequente as perguntas que não têm respostas certas, tipo: "Estou gorda?" Essa pergunta é o limiar entra a fase sensível e a fase explosiva, porque dependendo da sua resposta, ou a mulher vai se acabar de chorar, prolongando a fase sensível, ou ela vai ter muita vontade de te matar, fase explosiva (corra meu amigo, corra!)

* A fase EXPLOSIVA
Bom, essa é a fase crucial! Se você sobreviver ao turbilhão de coisas que já aconteceram... Não espere encontrar uma mulher arrumadinha, penteada e cheirosinha ao ir visitá-la nesse momento. A realidade será de uma pessoa descabelada, desarrumada e com tendências homicidas afloradas (rs). Perguntar se "está tudo bem" só funcionará se você estiver disposto a ouvir o quanto a vida é cruel e o quanto a mulher está inchada e bla bla bla, mas por outro lado, se você não perguntar, também será metralhado por uma louca desvairada, histérica, berrando que você não liga pra ela e não se importa de ela estar vivendo uma infelicidade tremenda sem motivo nenhum. enfim, meu caro se correr o bicho pega, se ficar a mulher te engole vivo. Na melhor das hipóteses essa é a deixa pra você ir embora antes que seja decretada a 3ª Guerra Mundial. Aliás...ir embora não é decisão sua, esteja preparado pra ser colocado pra fora...sem direito nem a beijo de boa noite, quando mais ouvir que é amado! "Run Forrest, ruuuuun...."

* A fase das CÓLICAS:
No momento seguinte ela até liga se desculpando, sem saber muito bem o que aconteceu no dia anterior. Vai por mim, melhor até fingir que nada aconteceu, porque agora, ela estará com uma dor insuportável, cólicas , e vai praticamente implorar por clemência e companheirismo da sua parte (sim, mesmo tendo ela tido acesso de fúria no dia anterior, ela ama vc). Nesse momento a mulher estará amigável e suplica para que alguém tenha misericórdia dela e arrume um remédio pra cólica ou faça uma compressa de água quente pra ela! Diante dessa confusão toda é melhor aproveitar esse momento, dar um apoio psicológico porque, sinceramente não queiram saber o quanto é infernal esse período para nós mulheres (e à todos que nos cercam também, claro!)
Depois de SÓ isso tudo, é hora de respirar aliviado...faltam aproximadamente 20 dias para a próxima maratona dos horrores!
Ah..porque resolvi escrever esse post hoje? Porque estou enfrentando o período dos sintomas e o que eu mais queria era ir pra minha casa, deitar na minha cama e fazer esses dias passarem logo.
E vocês? O que fazem para sobreviverem á esse período?

2 comentários:

  1. Eu experimentei óleo de prímula e ele realmente ajuda! Eu não botava fé antes de tomar, mas ajuda muito!! Diminui muito os sintomas e eu sentia todos os sintomas

    ResponderExcluir
  2. Eu experimentei óleo de prímula e ele realmente ajuda! Eu não botava fé antes de tomar, mas ajuda muito!! Diminui muito os sintomas e eu sentia todos os sintomas

    ResponderExcluir

Universalizem