quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Confiança

Acho que durante meus 27 aninhos de existência já provei de tudo um pouco no quesito confiança. Recentemente aconteceu um fato na minha vida que me levou a questionar muito essa palavra. Pesquisei na internet algo sobre o assunto para ver se minhas idéias eram coerentes, mas acabei descobrindo que as idéias devem ser coerentes ou não para mim e para meus sentimentos. No âmbito dos sentimentos, sejam eles amorosos, familiares, ou entre amigos não existe uma cartilha do "certo e errado". Existe o poder que o coração tem de perdoar e conseguir conviver com os fatos, porque esquecer é impossível! Se uma amiga te traí, cabe à você decidir se perdoa ou não e se volta a confiar ou não. Se o namorado te engana, cabe a você medir o tamanho da dor e ver se o sentimento é maior ou não. Quando duas pessoas se amam, realmente os problemas são superados, mas isso não quer dizer esquecidos!
Não é vergonhoso perdoar, até porque, acredito que a maior vergonha deve ser de quem engana! A pior covardia do ser humano é mentir olhando nos olhos e levar a "falsa verdade" adiante. Na minha opinião nada justifica uma mentira e eu ouvi do meu pai, uma "crítica" de que eu sou "correta demais"! Existe mesmo esse termo "correta demais"?? Devo ser "correta de menos"? Sei que o mundo de hoje está corrompido e que é mais normal vermos mentiras sinceras do que verdades que podem magoar, mas ou sou de outro planeta ou não consigo conviver com tanta hipocrisia. Meu pai me ensinou a não mentir e o tenho como um herói, como um exemplo de vida e não vai ser uma realidade infame, uma sociedade hipócrita, ou mesmo a própria desvirtuação do ser humano que vai me tirar os princípios e a dignidade! Eu prefiro, SIM uma verdade que vá me fazer chorar e ter muito ódio, do que uma mentira que "passe a mão na minha cabeça". Infelizmente, mais dia, menos dia a mentira cai por terra e o que antes era pra não magoar, acaba magoando muito mais e em proporções homéricas!
Muitas vezes uma mentira insignificante acaba tendo consequencias tramendas, porque é típico do ser humano não pensar nelas a longo prazo.
Ainda não sei o que leva uma pessoa a mentir pra outra, principalmente uma outra que sempre a tratou bem, sempre se mostrou amiga, companheira, leal....Nada justifica uma mentira! Nada justifica você jogar a confiança de uma pessoa em você no lixo. Como diz o músico e compositor alemão Johannes Brahms "A confiança perdida é difícil de recuperar. Ela não cresce como as unhas". Então pra que estragar uma coisa tão linda e pura que foi conquistada ao longo do tempo? Porque passar anos construindo uma confiança para quebra-la pelo motivo mais torpe?
Perdoar não é MESMO o meu forte, mas acredito ser possível quando a gente consegue entender as razões e limitações do outro, suas fraquezas, entender que o ser humano é dotado de falhas. Se queremos construir um mundo melhor, devemos aprender a perdoar.(Li essa passagem num blog) Isso vale pra mim também!!!!
Ainda não sei como lidar com a mágoa que estou sentindo e nem ao menos sei o caminho a percorrer para tentar refazer uma confiança quebrada de maneira tão sádica, mas como falei, as vezes o sentimento pela pessoa fala mais alto e acabamos tendo de enxergar que esse ser humano é falho e tem o direito de errar, se arrepender e correr atrás para refazer o caminho da confiança!
ESPERO QUE VALHA A PENA!
Segundo a Winkpédia: CONFIANÇA É: é o ato de deixar de analisar se um fato é ou não verdadeiro, entregando essa análise à fonte de onde provém a informação e simplesmente considerando-a. Se refere a dar crédito, considerar que uma expectativa sobre algo ou alguém será concretizada no futuro. Aceitar a priori a decisão de outra pessoa. Confiar em outro é muitas vezes considerado ato de amizade ou amor entre os humanos, que costumam dar provas dessa confiança. Sem essas provas, o indivíduo tende a basear-se apenas na informação dada (ou a falta dela) acabando por seguir provavelmente uma linha de pensamento longe da verdade.
Confiança é o resultado do conhecimento sobre alguém. Quanto mais informações sobre quem necessitamos confiar, melhor formamos um conceito positivo da pessoa. Surgimento: O grau de confiança entre duas pessoas é determinado pela capacidade que elas têm de prever o comportamento uma da outra. Tem como base experiências passadas que corroboram um padrão esperado, valores compartilhados percebidos como compatíveis. Também é "a expectativa que nasce no seio de uma comunidade de comportamento estável, honesto e cooperativo, baseado em normas compartilhadas pelos membros dessa comunidade". Quando isso ocorre, tenho condições de prever o comportamento do outro em uma dada circunstância. Confiança é previsibilidade do comportamento. Ao observar o comportamento de alguém, somos capazes de identificar os valores que determinam por que as pessoas se comportam de uma determinada maneira. Portanto, quando digo que confio em alguém, estou querendo dizer que: a) pertencemos à mesma comunidade de valores, e b) sei que ele estará tão orientado para atender a meus/nossos interesses quanto eu próprio estaria se estivesse no lugar dele. Quando isso acontece, as pessoas não negociam: elas são capazes de entregar um cheque em branco e assinado. Assim, a quantidade e a freqüência das negociações podem ser indicadores de que nem tudo vai bem. Se a oportunidade de negociar pode ser um indício de relações democráticas e igualitárias, o excesso de negociações é um indicador seguro de falta de confiança porque, no limite, quando eu confio totalmente, não negocio. Assim, quanto maior o número de negociações, menor a abertura entre os interlocutores.

"Coloque a lealdade e a confiança acima de qualquer coisa; não te alies aos moralmente inferiores; não receies corrigir teus erros". Confúcio
*A pessoa a quem dedico esse post saberá que é ela assim que ler! Sinta-se perdoada, e o tempo está a seu favor se quiser reconstruir o que você desmoronou! Chances foram feitas para serem aproveitadas! Não desperdice!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Universalizem